Organização foi vencedora na categoria Proteção Social Especial - Média Complexidade, com o Programa Família Guardiã.



No ultimo dia 28 de novembro de 2014, o Salão dos Pratos - Palácio dos Bandeirantes abriu suas portas para a primeira edição do Prêmio Inovação Social do Estado de São Paulo, através da Secretária de Desenvolvimento Social. “Inovação não é uma característica exclusiva das áreas econômica e tecnológica. Deve fazer parte do dia-a-dia de todos, nos mais diversos setores, lugares e circunstâncias,” argumentou a Organização do Prêmio em seu portal oficial.

Foram inscritos cerca de 140 projetos de entidades sociais que atuam no estado oferecendo serviços Proteção Social Básica, Especial de Média Complexidade ou Especial de Alta Complexidade. A ACER Brasil, Organização Social atuante em Diadema e Santo André, foi contemplada com o Prêmio Inovação Social na categoria Proteção Social Especial - Média Complexidade pelo “Família Guardiã”, um programa que surgiu a partir de estudos e acompanhamentos com as famílias atendidas pela ACER Brasil, quando se constatou diversas situações onde crianças e jovens eram retirados de seus pais por decisão judicial (em geral, porque viviam em ambiente violento), através dos mecanismo sociais, como abrigos e adoção, perdendo assim toda base de desenvolvimento próximo a familiares, amigos e comunidade nativa, uma vez que era perceptível que demais membros da família tinham condições de cuidá-los e preservá-los no aconchego familiar.

No Família Guardiã, os irmãos permanecem unidos, os laços familiares garantidos e o custo com a institucionalização é reduzida. Em números, das 95 crianças que passaram pelo programa com guarda regularizada, quatro retornaram para a convivência dos pais, 20 bebês conseguiram inserção em creche, todos os meninos e meninas de 6 a 14 anos estão cursando ou concluíram o Ensino Fundamental, nenhuma foi institucionalizada, 40 famílias exercem seu papel e responsabilidade de proteção às crianças e nenhum adolescente esteve em cumprimento de medidas socioeducativas.

Os bons resultados garantiram uma ampliação no Família Guardiã. Este ano, o projeto passou de 45 crianças a 120 crianças atendidas, em Diadema e 60 em Santo André. O sucesso da iniciativa já foi reconhecido internacionalmente. Henrique de Gales, o príncipe Harry, da família real britânica, visitou o programa em junho e conversou diretamente com membros das famílias do Programa. Família Guardiã é uma iniciativa em parceria com Crédito Solidário - Banco do Povo e Prefeitura de Santo André, e financiada por Aberdeen Asset, Actions for Brazil’s Children, CARF UK, Lloyds Bank, GKN Driveline e Prefeitura Municipal de Diadema.

Sobre a Premiação:

A iniciativa visa o reconhecimento público, promoção e difusão de práticas bem sucedidas, implementadas pelas organizações da sociedade civil que atuam mediante repasses diretos e indiretos da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.
“Reconhecer publicamente essas entidades sociais que trabalham com afinco e buscando sempre soluções inteligentes é uma forma de motivar a sociedade como um todo a investir mais em inovação, principalmente na área social. O reflexo é positivo e beneficia diretamente a população atendida”, completa o secretário estadual Hamam.

Frente de Inovação Social Paulista

A iniciativa é vinculada à Frente de Inovação Social Paulista, lançada em 2013. Seu objetivo é impulsionar a inovação social no Estado, articular a interação entre atores do setor privado e público, terceiro setor, academia e indivíduos interessados em contribuir para o desenvolvimento social de São Paulo.

Compartilhe: